PONTE PRETA 0 – 2 LUSA: COM 12 PONTOS EM JOGO, ESTAMOS AGORA A 5 PONTOS DO G4.

by

APESAR DE PERDER GOLS FEITOS, DODÔ AJUDOU O TIME A VENCER AO MARCAR O 1°GOL.

EM BELA JOGADA COLETIVA, E BOA MOVIMENTAÇÃO DO SISTEMA OFENSIVO, DODÔ TEVE A EXPERIÊNCIA PARA FINALIZAR PARA AS REDES.

VENCEMOS ! NÃO FOI O JOGO DOS SONHOS, MAS VENCEMOS MAIS UMA. AINDA TEM MUITOS ERROS DE PASSES E O JOGO COLETIVO CONTINUA FRACO, MAS VENCEMOS.

E COM ISSO, CONTINUAMOS COM A POSSIBILIDADE DE SUBIR PARA A SÉRIE A 2011. FALTAM 4 BATALHAS PARA VENCERMOS A GUERRA. 2 EM CASA E 2 FORA CONTRA ADVERSÁRIOS DIRETOS !

NESSES 4 JOGOS, A LUSA TERÁ QUE MOSTRAR TODA A SUA TRADIÇÃO E FORÇA PARA CONSEGUIR PELO MENOS 3 VITÓRIAS E ATINGIR 62 PONTOS, QUE DEVEM SER SUFICIENTES PARA O ACESSO.

TEMOS QUE PENSAR JOGO A JOGO. A PRÓXIMA BATALHA SERÁ CONTRA O BRASILIENSE NO CANINDÉ. TIME AMEAÇADO DE REBAIXAMENTO É SEMPRE PERIGOSO. MAS NÃO PODEMOS VACILAR MAIS EM CASA. VENCENDO ESSE JOGO, COLOCAREMOS A PRESSÃO NO BAHIA OU NO AMÉRICA/MG QUE SE ENFRENTARÃO NESTA MESMA RODADA. SE A LUSA GANHAR, PODERÁ FICAR A 2 PONTOS DO AMÉRICA/MG EM CASO DE DERROTA DESSE, A 3 PONTOS DO BAHIA EM CASO DE DERROTA DESSE, E A 3 PONTOS DO COELHO E 4 DO BAHIA EM CASO DE EMPATE DE AMBOS, ISSO SABENDO QUE O COELHO JOGARÁ A PRÓXIMA RODADA FORA DE CASA.

PORTANTO, SERÁ UMA RODADA DECISIVA PARA AS AMBIÇÕES DA LUSA NESTA SÉRIE B.

ANÁLISE DO CONJUNTO:

A LUSA ESTEVE BEM MELHOR NO 1° TEMPO DO QUE NO 2°. NO 1° TEMPO, JOGOU MAIS COMPACTA, AS LINHAS MAIS PERTA UMAS DAS OUTRAS, MAIS SEGURA NOS PASSES E NA POSSE DE BOLA, MAIS ATENTA NA RECUPERAÇÃO DE BOLA E COM MAIS ATITUDE AO PRESSIONAR A SAÍDA DE BOLA DA PONTE. SÓ PECOU MUITO NO ÚLTIMO PASSE E NA FINALIZAÇÃO. COM MAIS APLICAÇÃO, PODERIA TER MATADO O JOGO ANTES DO INTERVALO.

NO 2° TEMPO, VOLTOU UMA LUSA MAIS APÁTICA, MUITO RECUADA. A LUSA PAROU DE PRESSIONAR A SAÍDA DE BOLA, E COM ISSO, LEVOU ALGUNS SUFOCOS DA PONTE. O MEIO-CAMPO FICOU MAIS FRACO COM A ENTRADA DO ACLEISSON QUE NÃO CONSEGUE SE POSICIONAR EM CAMPO DIREITO E ERRA MUITOS PASSES. MESMO ASSIM, NUMA BOLA PARADA, A LUSA CONSEGUIU SE DAR UMA MARGEM DE SEGURANÇA QUE FOI MUITO ÚTIL PARA O PSICOLÓGICO DO TIME.

ANÁLISE DO SISTEMA DEFENSIVO:

PARECE QUE O SISTEMA DEFENSIVO ESTÁ PROGREDINDO. EM VÁRIAS OCASIÕES, JOGADORES DA PONTE FICAVAM EM POSIÇÃO DE IMPEDIMENTO, O QUE MOSTRA QUE GUEDES TRABALHOU NISSO. MAS AINDA TEM MUITAS FALHAS NO POSICIONAMENTO, SOBRETUDO EM BOLAS CRUZADAS. PAULO SÉRGIO E ROMANO DEIXAM MUITO ESPAÇO PARA CRUZAMENTOS PERIGOSOS.

NA RECUPERAÇÃO DE BOLA, SOPA E GALUBER FORAM RAZOÁVEIS. MARCO ANTÔNIO E FABRÍCIO MUITO AUSENTES NESTE QUESITO.

ANÁLISE DO SISTEMA OFENSIVO:

NO 1° TEMPO, MOVIMENTAÇÃO BOA DOS ATACANTES DODÔ E HEVERTON. MARCO ANTÔNIO DEU BONS PASSES. FALTOU APLICAÇÃO NO ÚLTIMO PASSE E OBJETIVIDADE NA ÚLTIMA JOGADA. DODÔ PERDEU GOLS FEITOS QUE PODERIAM TER CUSTADO CARO EM CASO DE EMPATE DA PONTE. 

A MOVIMENTAÇÃO COLETIVA DO SISTEMA OFENSIVA FOI BOA MAS AINDA MUITO PREVISÍVEL. TAMBÉM FALTOU AO MEIO-CAMPO SUBIR JUNTO COM OS ATACANTES, NOS 2 TEMPOS. MARCO ANTÔNIO E FABRÍCIO JOGARAM RAZOAVELMENTE BEM NO 1° TEMPO E SUMIRAM NO 2° TEMPO. GLAUBER, SOPA E ACLEISSON FORAM FRACOS NO APOIO AO ATAQUE. ELES PODERIAM CHEGAR MAIS E SEREM UM FATOR SURPRESA NO ATAQUE. O ATAQUE EM BLOCO É SEMPRE UMA FORÇA COLETIVA NUM TIME DE FUTEBOL. INFELIZMENTE, AINDA NÃO ESTÁ ACONTECENDO COM GUEDES.

FALTOU JOGADAS ENSAIADAS NAS COBRANÇAS DE FALTAS. DE FATO, PARECE QUE SEMPRE ACONTECE A MESMA COISA NESTAS COBRANÇAS. NÃO PARECE HAVER NADA DE ENSAIADO EM TREINO.

NO GERAL, FALTOU IMPACTO E TESÃO AO SISTEMA OFENSIVO DA LUSA, SOBRETUDO NO 2° TEMPO. 

ANÁLISE DOS GOLS MARCADOS:

1° GOL: MARCO ANTÔNIO RECEBE AOS 25 METROS E VÊ DODÔ SAINDO DA MARCAÇÃO. PASSE PRECISO QUE DODÔ CONSEGUE APROVEITAR NO DUELO COM ZAGUEIRO E GOLEIRO.

2° GOL: ESCANTEIO COBRADO NA PEQUENA ÁREA POR MARCO ANTÔNIO. O GOLEIRO DA PONTE NÃO SAI. A BOLA PASSA POR DODÔ NO 1° PAU, MAS ENCONTRA THIAGO “NUNO” GOMES NO MEIO DA ÁREA. ELE SAIU NAS COSTAS DOS ZAGUEIROS E CORTOU A TRAJETÓRIA DA BOLA, CABECEANDO PARA BAIXO. A BOLA BATE NO CHÃO E ENTRA. MORTAL ! NÃO PARECEU SER JOGADA ENSAIADA MAS FOI BONITO !

AVALIAÇÕES DOS JOGADORES:

WEVERTON: 8

DECISIVO NUM CHUTE DA PONTE EM QUE PODERIA TER SAÍDO O EMPATE. NO GERAL, APESAR DE POUCO SOLICITADO, FOI SEGURO.

PAULO SÉRGIO E ROMANO: 4 E 6

PAULO SÉRGIO ESTEVE MUITO MAL NO JOGO TODO, PERDENDO MUITA BOLA, E DEIXANDO MUITO ESPAÇO NA MARCAÇÃO NA ÁREA E NOS CRUZAMENTOS. ROMANO TB DEIXOU MUITO ESPAÇO PARA CRUZAMENTOS. MAS FOI UM POUCO MELHOR DENTRO DA ÁREA PORQUE OLHA QUEM ESTÁ EM VOLTA DELE. PAULO SÉRGIO SÓ MARCA A BOLA. NO APOIO, AMBOS FORAM FRACOS.

THIAGO “NUNO” GOMES E MAURÍCIO: 8

BEM NA MARCAÇÃO, NO POSICIONAMENTO NOS CRUZAMENTOS E LIMPOS NA SAÍDA DE BOLA. ATÉ ACERTARAM NA LINHA DE IMPEDIMENTO. PARABÉNS ! MAS AINDA TEVE ALGUNS ERROS DE MARCAÇÃO EM REBOTES.

GLAUBER, SOPA E ACLEISSON: 6, 7 E 4

NO 1°  TEMPO, GLAUBER E SOPA PRESSIONARAM ALTO. FALTOU SUBIR MAIS COM O ATAQUE. NO 2° TEMPO, ACLEISSON E GLAUBER RECUARAM MUITO E PARARAM DE PRESSIONAR ALTO.

FABRÍCIO E MARCO ANTÔNIO: 6 E 7

FABRÍCIO JOGOU NO MEIO OFENSIVO MAS NÃO FOI O GARÇOM QUE SE ESPERA. ERRA MUITOS PASSES, PERDE MUITA BOLA E NÃO ACERTA O ÚLTIMO PASSE. MESMO ASSIM, CHEGOU VÁRIAS VEZES NO ATAQUE COM PERIGO. MARCO ANTÔNIO FEZ BELOS PASSES E COBROU ALGUMAS FALTAS E ESCANTEIOS DE PERIGO. MAS FALTA ELE SER MAIS PRESENTE E INCISIVO NO MEIO DE CAMPO, TANTO OFENSIVO QUANTO DEFENSIVO. TEM MOMENTOS EM QUE PARECE QUE ELE NÃO ESTÁ EM CAMPO. MAS O POSICIONAMENTO MAIS OFENSIVO FEZ MUITO BEM AOS 2.

DODÔ E HEVERTON: 7

AMBOS SE MOVIMENTARAM BEM E LUTARAM, SOBRETUDO NO 1° TEMPO. MAS FALTOU ENTROSAMENTO ENTRE ELES E O MEIO CAMPO OFENSIVO. ELES TB NÃO ACERTARAM O ÚLTIMO CHUTE OU PASSE NA MAIORIA DAS VEZES.

ZÉ CARLOS E FABINHO: SEM NOTA

QUASE NÃO JOGARAM. COLOCAR JOGADOR FALTANDO 5 MINUTOS É COISA QUE NÃO SE FAZ SR GUEDES.

SÉRGIO GUEDES: 7

FOI BEM NO GERAL. SUBIU FABRÍCIO E MARCO ANTÔNIO PARA O MEIO-CAMPO OFENSIVO O QUE MELHOROU O RENDIMENTO DO SISTEMA OFENSIVO. NA PARTE PSICOLÓGICA, PARECE TER PREPARADO BEM O TIME QUE ENTROU PRESSIONANDO NO 1° TEMPO. NO 2° TEMPO, ERROU AO COLOCAR O ACLEISSON. PERDEMOS O MEIO CAMPO E O CONTROLE DO JOGO. A LUSA MUDOU DE ATITUDE NO 2° TEMPO, RECUANDO DEMAIS, PARANDO DE PRESSIONAR, O QUE NOS VALEU ALGUNS SUFOCOS. NO GERAL, A ATITUDE DO TIME EM CAMPO FOI BOA NO 1° TEMPO E RUIM NO 2°. CONTINUAM AS FRAQUEZAS TÁTICAS, COMO POR EXEMPLO FALTA DE ATAQUE EM BLOCO, DISTÂNCIA ENTRE AS LINHAS MUITO GRANDE, POSICIONAMENTO RUIM DO MEIO-CAMPO DEFENSIVO E FALTA DE JOGADAS ENSAIADAS OFENSIVAS E DE CRIATIVIDADE DO SETOR OFENSIVO. PARECE TER ORGANIZADO UMA LINHA DE IMPEDIMENTO QUE FUNCIONOU VÁRIAS VEZES HOJE.

LUSA – BRASILIENSE: PARA COLOCAR PRESSÃO FORTE NO G4.

TERÇA, A LUSA TERÁ UM JOGO IMPORTANTE. ESSE JOGO PERMITIRÁ À LUSA SE APROXIMAR MUITO DO G4 EM CASO DE VITÓRIA.

NÃO PODEMOS TROPEÇAR E PERDER ESSA NOVA OCASIÃO DE FICARMOS PERTO DO ACESSO.

SERÁ UM JOGO DIFÍCIL ! AFINAL, TIME QUE ESTÁ COM A FACA NA GARGANTA POR CAUSA DO PERIGO DE REBAIXAMENTO NÃO TEM NADA A PERDER, E JOGA DESESPERADO. E ÀS VEZES, ESSE DESESPERO DÁ FORÇAS PARA VENCER.

ENTÃO, O GUEDES PRECISA PREPARAR MUITO BEM A LUSA PARA ESTE JOGO, TANTO TATICAMENTE QUANTO PSICOLOGICAMENTE, E ESPERO VER A TORCIDA APOIAR PARA PASSAR CONFIANÇA AOS ATLETAS.

VAMOS À LUTA CAMPEÕES !

Deixe um comentário